MailChimp vs GetResponse: Qual a melhor ferramenta de E-mail Marketing?

A melhor ferramenta de e-mail marketing é aquela que vai te dar as funcionalidades certas para impulsionar seus negócios. Conheça duas com esse potencial.

O e-mail marketing é, hoje, uma das principais ferramentas de marketing utilizadas para atingir clientes de vários nichos em seu momento de consideração e decisão de compra. Quanto mais rico o conteúdo, melhores são as chances de conversão em vendas e de fidelização do consumidor – que pode até não comprar nada através da newsletter enviada, mas vai contribuir a longo prazo para o reconhecimento da marca.

Contudo, assim como qualquer outro item de marketing, sem a definição de uma estratégia e acompanhamento de resultados, o e-mail marketing vai ser apenas mais uma ação na pilha de trabalho das agências e empresas.

E não se trata, apenas, de colocar tudo na conta da automação de envio: é imprescindível dispor de boas ferramentas de disparo e monitoramento de e-mail para entender o que os clientes abrem, leem, onde clicam, se jogam fora a mensagem antes de abrir ou se ela nem sequer chega nas caixas de entrada.

Com essas informações em mãos, é possível refinar os conteúdos, entender os melhores dias e horários para o envio e, assim, ter maiores chances de acertar em cheio seu alvo.

A pergunta é: qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing?

Para te ajudar a decidir a melhor ferramenta para as suas estratégias, analisamos de forma imparcial duas das principais: GetResponse x Mailchimp. Levamos em consideração a variedade de suas funcionalidades, as possibilidades de personalização, a popularidade de cada uma e o número global de usuários, além do preço e das formas de pagamento.

A partir daí, é só tentar encaixar na realidade delas a sua estratégia de e-mail marketing para definir qual seria a melhor aquisição para o crescimento em marketing da sua empresa.

Melhor ferramenta de e-mail marketing: GetResponse ou Mailchimp?

Para definir qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing dentre as duas que estamos comparando, selecionamos uma série de variáveis que podem se encaixar dentro das suas estratégias.

No quesito “funcionalidades”, ambas têm várias possibilidades de personalização, tanto de conteúdo e design quanto de e-mail resposta, e conseguem trabalhar profundamente a segmentação das mensagens.

O GetResponse permite o agrupamento de endereços de e-mail por localização geográfica e data e fonte de assinatura. O Mailchimp trabalha com uma série de dados acessíveis para que você possa trabalhar em cima dessas informações, como performance de abertura, leitura e click de links dentro do e-mail.

Na busca por ser a melhor ferramenta de e-mail marketing, ambas permitem a personalização completa das mensagens. Elas fornecem uma série de designs de tela, mas deixam um espaço para que a empresa crie seu próprio background de mensagem, podendo esse ser desenvolvido em HTML, .jpeg ou através da inserção de figuras separadas ao longo do e-mail.

Quanto à popularidade, o Mailchimp sai na frente em número de fãs no Facebook, com 313 mil, enquanto o GetResponse tem 132 mil. Contudo, o segundo coloca em seu site o número de clientes globais, que passa de 350 mil, enquanto o Mailchimp não fornece essa informação, dizendo apenas ter uma equipe de mais de 700 pessoas que “atende a milhares de clientes novos todos os dias”.

Preço da melhor ferramenta de e-mail marketing

Antes de definir qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing para o seu negócio, é preciso ficar de olho tanto no preço quanto nas formas de pagamento do GetResponse e do Mailchimp, que trabalham o modelo de negócios “freemium”: até certo ponto é gratuito mas, para liberar novas funcionalidades e atingir mais pessoas, passa a ser pago.

O GetResponse começa com planos pagos de 15 dólares mensais para um usuário, permitindo as funcionalidades de autorresposta, páginas de destino, fluxo de trabalho e tags. Seu plano mais completo, chamado “Empresas”, custa 1199 dólares para dez usuários, incluindo as features de gerente de conta, infraestrutura dedicada, endereço de IP dedicado, desempenho máximo de envio, consultoria de capacidade de entrega, fluxos de trabalho, tags, classificação, carrinho abandonado, acompanhamento de evento de web e segmentação de automatização.

O Mailchimp tem um plano “sempre gratuito” para novos negócios que permite o disparo de até 12 mil e-mails por mês para listas de até 2 mil contatos. O plano pago começa em 25 dólares/mês para mais envio de e-mail marketing para mais contatos, automação completa, conexão com base de dados e monitoramento completo de performance. Por 199 dólares/mês o plano do Mailchimp permite monitoramento completo de e-mails que levam ao e-commerce e teste A-B e cria relatórios comparativos de campanhas. Além disso, a ferramenta tem um API chamado Mandrill, que permite a melhor segmentação dos e-mail através de dados de comportamento.

Como as duas ferramentas são internacionais, elas não permitem pagamento no Brasil por boleto, apenas por cartão de crédito.

Antes de se decidir, finalmente, pela melhor ferramenta de e-mail marketing para sua empresa, faça um teste gratuito nas duas e veja qual é o resultado final. Mas, lembre-se: nem GetResponse e nem Mailchimp vão fazer milagres se suas campanhas não tiverem foco ou metas. É preciso ter uma estratégia de conteúdo robusta para tirar do e-mail marketing seu melhor potencial de conversão.

Quer ver um mapeamento completo de ferramentas de email marketing? Veja nosso artigo ou preencha o formulário abaixo para ter nosso toolkit completo de ferramentas de marketing, pré-vendas, e vendas.

 

Keep reading

More >