Google Drive ou Dropbox: Qual é a melhor solução?

Ainda não sabe se deve escolher Google Drive ou Dropbox para armazenar seus arquivos? Veja nosso comparativo e tire sua conclusão.

Os computadores pessoais já passaram por diversas formas de armazenamento de dados: disquetes, CDs, DVDs, HDs e, há algum tempo, também tem a possibilidade de utilizar o armazenamento em nuvem (cloud).

Nesse cenário Google Drive e Dropbox são dois serviços de armazenamento que despontam da preferência dos usuários.

O primeiro motivo é sua simplicidade: qualquer pessoa pode entender claramente o propósito, as funcionalidades e como subir arquivo no Google Drive ou Dropbox sem que, para isso, tenham se formado em ciência da computação.

O segundo motivo é a precificação: ambas as marcas começam com espaços gratuitos para armazenamento, em quantidade suficiente para uso pessoal de armazenamento de fotos e arquivos de texto, por exemplo. O Google Drive dá 15GB de memória sem cobrar um centavo, enquanto o Dropbox fornece 2GB gratuitos.

A partir daí, os preços das duas plataformas começam a variar de U$1,99/mês a U$299/mês, dependendo do espaço adicional necessário.

Mas dá pra falar qual é a melhor opção: Google Drive ou Dropbox? Fizemos um comparativo detalhado para que você mesmo possa chegar a essa conclusão.

Capacidade de armazenamento 

Como dissemos ali em cima, em questão de espaço gratuito, não há nem comparação: o Google Drive cede 15GB de memória frente a 2GB do Dropbox.

Quando o plano é empresarial, o Google Drive também leva vantagem, uma vez que seu plano mais caro – U$299/mês – dá ao usuário um espaço de 30TB, o máximo que o Google oferece. Enquanto isso, o Dropbox oferece 1TB em seu maior pacote, mas com boa margem de economia para quem não precisa chegar a tanto espaço quanto o Drive quer dar.

Quem ganha em acessibilidade? Google Drive ou Dropbox?

Em termos de acessibilidade, os dois saem de um mesmo patamar: Google Drive ou Dropbox tem interface para desktop e aplicativo para celular e são repletos de possibilidade de integração.

A diferença começa, contudo, exatamente nessa parte: por mais que o Dropbox não deixe o usuário na mão com as integrações de funcionalidade (veja o item abaixo) o Google Drive é, bem, do Google, e isso significa que o Drive estará automaticamente integrado a todos os outros serviços que o gigante oferece.

Em termos de segurança, ambos contam com uma boa rede de criptografia e várias camadas de código impedindo a violação, alterações sem permissão ou roubo de informações do Google Drive ou Dropbox do usuário. Nesse sentido, ainda que o plano escolhido seja gratuito, as empresas trabalham para garantir o melhor serviço prestado.

Funcionalidades de Google Drive e Dropbox

Google Drive ou Dropbox tem várias funcionalidades interessantes para quem precisa de armazenamento de dados a nível individual ou para pequenas empresas.

O primeiro conta com editor de textos e planilhas própria, e faz integração com editor de apresentações com recursos básicos. Além disso, permite que todo o conteúdo criado dentro dele possa ser compartilhado e alterado por todos que tenham autorização para essa finalidade, o que dá uma boa ferramenta para o trabalho em equipe.

Já o Dropbox permite a interação com recursos de edição, como o Microsoft Office e o Office Online, e também permite o upload automático de fotos e vídeos a partir da câmera do celular, fazendo a sincronização em todos os dispositivos cadastrados.

Google Drive ou Dropbox também trazem funcionalidades específicas para suas versões de uso profissional, como controle de abertura de links e gestão de tarefas por time.

Google Drive ou Dropbox? Feedback dos Usuários

Embora Google Drive ou Dropbox tenham o mesmo conceito de robustez e, ao mesmo tempo, simplicidade, os usuários costumam se dar melhor com o Google Drive, uma vez que ele já integra e-mail, redes sociais, armazenamento de dados e tudo o mais que o Google oferta em um só gerenciamento de conta.

Além disso, o Google Drive tem um espaço maior de armazenamento gratuito, enquanto o Dropbox ainda é bem limitado nesse sentido.

Contudo, o feedback dos usuários de Google Drive ou Dropbox devem ser levados em consideração a partir das necessidades de cada um, pois o motivo que leva as pessoas a escolher serviços de armazenamento são bem diferentes uns dos outros.

Antes de bater o martelo, decida-se pelo uso individual ou empresarial da ferramenta e, principalmente no segundo caso, leve em consideração o seu orçamento destinado para essa finalidade.

Afinal, uma coisa que falta em um pode ser compensada em outro, e o preço é um dos itens que acabam falando mais alto, principalmente no caso de pequenas e médias empresas.

Gostou de nossa comparação entre os dois serviços de armazenamento? Veja também a análise que fizemos entre as duas ferramentas de E-mail Marketing mais populares do mundo.

Keep reading

More >