Dicionário do Mercado B2B: ERP, CRM, CMS… Qual o significado?

Separamos aqui as mais importantes delas para fazer um dicionário do mercado B2B, rápido e prático

Se você veio parar nesse texto, já sabe o que significa B2B (por via das dúvidas, é Business to Business)… contudo, não é só porque você vive disso ou trabalha nessa área que vai conseguir, de um dia para o outro, assimilar todos os significados das principais siglas com as quais você lida diariamente.

Pensando nisso, separamos aqui as mais importantes delas para fazer um glossário do mercado de software B2B, rápido e prático! Assim, você pode favoritar a página desse post e, sempre que tiver dúvidas, durante um telefonema, reunião ou análise de relatório, é só correr aqui e ver o que cada um dos termos do B2B significam.

Além disso, nosso dicionário do mercado B2B também conta com as principais ferramentas utilizadas em cada sigla, para que você consiga assimilar perfeitamente não só o nome delas mas, também, para que elas funcionam de maneira prática.

Depois dessa breve introdução, fica a seu critério criar a rotina de utilização de cada nomenclatura e adaptar seu próprio dicionário do mercado B2B, com as funções que você mais usa e nas quais ainda precisa se aprofundar mais um pouco.

Dicionário do Mercado B2B – as principais nomenclaturas

1. ERP

Sigla para: Enterprise Resource Planning

O que significa: é um software utilizado para ajudar no Sistema de Gestão Empresarial (que é, inclusive, a tradução da sigla em português). A ferramenta corporativa pode te ajudar a controlar toda e qualquer informação dentro de uma empresa através da integração de dados, recursos e processos. Perfeita para quem quer ajuda no gerenciamento de informações que levam à tomada de decisões.

Exemplo no mercado: Totvs ERP

2. CRM

Sigla para: Customer Relationship Management

O que significa: ferramenta que otimiza os focos de atendimento ao cliente a partir da redução de custos gerenciais, primando pela automação de processos e o gerenciamento da fidelidade e satisfação dos clientes nos canais de venda de uma empresa.

Exemplo no mercado: Salesforce

3. CMS

Sigla para: Content Management System

O que significa: plataforma ou aplicativo onde você pode planejar, editar, gerenciar, distribuir e publicar conteúdos pertinentes a seus canais de comunicação de forma organizada, obedecendo uma linha clara de raciocínio e produção. Com o CMS, toda a produção de conteúdo da empresa pode ser monitorado, desde sua concepção ao feedback do público, com mais facilidade.

Exemplo no mercado: WordPress

4. BI

Sigla para: Business Inteligence

O que significa: A inteligência de negócios, ou BI, é utilizada quando há necessidade de coletar, organizar e analisar dados vindos diretamente da gestão de negócios, independente da área da empresa que atua com essas variáveis. Possui diversas metodologias e processos específicos para garantir à empresa os resultados esperados, principalmente em relação ao uso de tecnologia específica de inteligência.

Exemplo no mercado: Microsoft Power BI

5. SaaS

Sigla para: Software as a Service

O que significa: aplicações online que atuam como programas de computador sem que esses precisem ser instalados, usados exclusivamente pela internet e respondendo ao pré-requisito de promover ou ofertar um serviço específico. Ou seja, boa parte dos apps que você tem no seu celular são SaaS.

Exemplos de SaaS no mercado: Netflix e Spotify

6. IaaS

Sigla para: Infrastructure as a Service

O que significa: permite que o cliente utilize a infraestrutura como serviço, como no caso da computação em nuvem, onde o data center que gere as informações de determinada empresa não está, necessariamente, dentro de seus domínios. Em linhas gerais, muito do portfólio do cloud computing pode ser visto como IaaS.

Exemplos no mercado: Microsoft Azure e AWS

7. CX

Sigla para: Customer Experience

O que significa: ferramenta bastante útil para as empresas que querem usar um modelo de gestão ativa do cliente, e não passiva como o suporte. Para saber mais sobre CX e as principais ferramentas do mercado, leia nosso texto completo sobre “As principais ferramentas de Sucesso do Cliente“.

Exemplos no mercado: Client Success

8. HCM

Sigla para: Human Capital Management

O que significa: ferramenta para gestão de pessoas que possibilita uma melhor organização dos fluxos de trabalho, funções, demandas e informações diversas sobre os colaboradores de uma organização ou projeto específico. 

Exemplos no mercado: Workday

Você tem mais alguma dúvida sobre esses termos ou o que você quer saber não está nesse dicionário do mercado B2B? Comente abaixo ou fale com a gente!

Keep reading

More >