Como escolher o melhor CRM para a sua empresa

Escolher o CRM mais adequado para a sua empresa não é uma tarefa simples. Além da quantidade de CRM’s no …

Escolher o CRM mais adequado para a sua empresa não é uma tarefa simples. Além da quantidade de CRM’s no mercado, é um software que está em constante mudança, com inovações que tentam atender a todas as suas necessidades.

Se você está à procura de um bom CRM, provavelmente já entendeu que adotar esse software na sua empresa é o meio mais eficaz de melhorar o relacionamento com os seus clientes. Entendendo os seus clientes e o que eles desejam, eles ficarão mais satisfeitos com o atendimento que a sua empresa oferece e possivelmente se tornarão clientes fidelizados e promoters do seu produto ou serviço.

Se você ainda está em dúvida sobre se esse software vai realmente impactar nos resultados das suas vendas, recomendamos este artigo no nosso blog em que falamos sobre a importância de ter um CRM.

Antes de pensar em procurar qual o melhor CRM do mercado, é importante conhecer a sua empresa e quais são as suas necessidades, dentre os diversos tipos de CRM no mercado, nem todos vão ter exatamente as funcionalidades que você precisa.

Outro fator que conta bastante dentro da empresa, é a resistência que a sua equipe de vendas pode ter em adotar um CRM. Mudanças não são fáceis, por isso para facilitar esse período de adaptação você deve conhecer bem a sua equipe e de que maneira pode incentivá-la a pensar diferente.

Após entender bem a sua empresa e a sua equipe de vendas, chegou a hora da escolha que pode mudar a maneira como serão realizadas, organizadas e acompanhadas as suas vendas. Trouxemos aqui uma lista de considerações iniciais antes de adquirir o software.

 

Simplicidade x Complexidade

Nem sempre uma ferramenta muito complexa é o que você realmente precisa. Se o CRM oferecer muita informação, mas para acessá-lo necessita de diversos cliques ela pode não ser o que você procura. Nosso CEO Eduardo Müller, após conversar com diversos gestores de empresas americanas afirma:

“Como um consultor de CRM, eu escutava essa pergunta de empresas como a maior necessidade em CRM (quão simples e fácil de usar é a sua ferramenta?), tanto de vendedores quanto de gestores. Ter uma ferramenta robusta é muito bom, mas tenha certeza que ela seja intuitiva para que alimente informações rapidamente aos vendedores, gestores e que seja de fácil navegação. “

Lembre-se que os seus vendedores precisam colocar dados no sistema, e quanto mais fácil o manuseio do software, esses dados estarão mais precisos e menos tempo o seu vendedor perderá para executar uma simples tarefa”.

 

Mobilidade

É importante que o CRM escolhido garanta aos vendedores a mobilidade de ter todos os dados disponíveis onde quer que ele esteja e quando precisar. Por isso ter um CRM que tem a opção de ter os seus dados na nuvem é um fator que deve ser considerado na escolha do software. Para aqueles que gostam de informação rápida na palma da mão, há várias opções de CRM com aplicativo para smartphone. Isso pode economizar muito tempo (e papelada) dos vendedores.

 

Customização do software

Uma vez definidos o tamanho de sua equipe e a complexidade das informações a serem extraídas/colocadas no CRM, você saberá o quão customizada sua ferramenta deve ser. Para pequenas equipes (menos de cinco usuários), com pouca complexidade, podemos considerar ferramentas na nuvem com rápidas configurações. Essas são ferramentas “out of the box” sem necessidade de parametrizações. Caso a ferramenta necessite de mais configurações, tenha certeza que a sua configuração, tutorial, e treinamento sejam de fácil acesso.

Se sua empresa já possui um médio/grande porte e/ou bastante complexidade nos processos e relatórios, pode valer a pena considerar ferramentas que ofereçam customizações na sua funcionalidade. O que nos leva ao próximo tópico.

 

Relatórios customizados

O CRM vai além de uma simples ferramenta de registro de dados sobre seus clientes. Estamos falando de um software capaz de gerar relatórios para maximizar a capacidade de análise de quem o utiliza. Com essa funcionalidade, o seu vendedor irá otimizar seu tempo e focar no que realmente é necessário: vendas.

Assim, ao invés de coletar informações, compilar dados e fazer tudo manualmente, um bom CRM irá realizar todo o trabalho de fornecer um relatório customizado, onde será possível visualizar as taxas de conversão de leads, tempo médio de duração da lead em cada etapa do processo de vendas, atividades e tarefas desempenhadas, ou seja, todo o seu funil de vendas estará na tela. Além disso, será possível ver o desempenho de toda sua equipe de vendas, seja coletivamente ou individualmente, identificando metas que foram cumpridas e etapas que precisam ser aprimoradas

 

Integrações

Que outras ferramentas você já utiliza, e precisa que se comunique com seu CRM para garantir a produtividade da sua equipe de vendas e qualidade de dados no CRM? Essa resposta pode incluir ferramentas como de marketing digital, email, discador, gerador de propostas, entre outras.

Alguns CRM’s já têm essas integrações montadas, em que só precisa sincronizar a sua conta para utilizá-las. Quando o CRM não oferece integrações prontas, verifique se oferecem acesso ao API da ferramenta. Uma vez com o API, você pode coordenar com um profissional de TI (de sua equipe, ou terceirizado) para realizar as integrações de software necessárias. Vale ressaltar que ambas ferramentas a serem integradas necessitam fornecer seus API’s para realizar a integração.

 

Suporte do fornecedor

Ao decidir por um determinado CRM é sempre importante verificar não somente o produto, mas também o suporte que ele oferece. Oferecem treinamento? Consultoria? Suporte? Estão no seu país? Quais maneiras de entrar em contato com sua equipe? Email? Chat? Telefone? É importante estabelecer as suas expectativas de comunicação com essas empresas, pois nem todas oferecem suporte ou meios específicos para contato (ex: por telefone).

Antes da compra, é importante saber quais desses serviços de suporte / treinamento vem com o plano que você está comprando ou quais são pagos separadamente. Não tomar esse cuidado pode acarretar em surpresas desagradáveis no futuro.

Tendo em mente as dicas acima na hora da escolha do seu CRM, vai te dar um bom ponto de partida nessa jornada. O objetivo aqui é fazermos bom uso do nosso tempo (e do tempo da nossa equipe) nesse processo de compra, e fazer um investimento que nos traga um excelente ROI. Tenha certeza que está envolvendo as pessoas certas da sua equipe (vendas, gestão de vendas, TI, marketing) nesse processo de compra, e não hesite em consultar ajuda de experts se necessário!

Agora que você já possui informações para começar a sua busca pelo CRM ideal, trazemos uma lista com os CRM’s atuais listados e avaliados no B2B Stack para ajudar você a dar mais um passo nessa escolha tão importante para a sua empresa.

Conteúdo original postado no blog da Oversea Consulting

Keep reading

More >