As 5 Melhores ferramentas de chatbots

Quais são e o que fazem as melhores ferramentas de Chatbots disponíveis, hoje, no mercado – e como elas podem alavancar sua comunicação.

Especialistas em tecnologia estimam que, até 2020, cerca de 85% das interações dos consumidores com as marcas será feita através de mecanismos automáticos – e essa praticidade será a primeira diferenciação que os clientes farão entre uma empresa e seus consumidores.

Os “mecanismos automáticos” em questão são os chatbots, também conhecidos como bots ou assistentes virtuais. Baseados em softwares que gerenciam trocas de mensagens em plataformas online de maneira personalizada, as ferramentas de Chatbots são úteis para empresas que têm grande parte de sua interação com o consumidor final em plataformas (SaaS) como Facebook, Telegram, WhatsApp e milhares de outros serviços menores, mas extremamente relevantes hoje. De acordo com as previsões do Gartner Symposium 2017, até 2021 mais de 50% das empresas estarão gastando mais por ano em bots e criações de chatbot do que os desenvolvimentos tradicionais de aplicativos para dispositivos móveis.

Em versões que podem ir das mais simples às mais complexas, a escolha de uma empresa entre as melhores ferramentas de chatbots do mercado deve se dar através do levantamento de questões sobre a estratégia do negócio e se será preciso imprimir no bot mecanismos mais rasos, como a resposta automática, ou se ele precisará contar com Inteligência Artificial, que o permitirá “interpretar” ações e personalizar suas respostas.

Além disso, o tipo de interação que o robô deve aprender a fazer e as orientações que ele precisa dar, principalmente em relação às dúvidas e preocupações dos usuários – como quando ou onde é possível pagar uma conta, encontrar um produto ou fazer uma reclamação ou pedido – também é um meio de entender qual escolha é mais assertiva.

As melhores ferramentas de Chatbots (SaaS)

Desde que surgiram como opção de ferramenta para serviços de atendimento ao cliente ou simples recurso para se inserir no website, os chatbots receberam a atenção de diversas fábricas de software e empresas especializadas que, hoje, vendem a inteligência do recurso para diversos negócios, principalmente aqueles onde a TI não é o produto final.

Os principais formatos oferecidos pelas ferramentas de chatbots mais populares são os bots para atendimento a clientes (SAC) e para captação de leads, disponível no site para os usuários que entram na página principal de uma empresa e podem estar com dúvidas quanto aos produtos, serviços ou navegabilidade do ambiente em questão.

Para te ajudar a escolher uma das ferramentas (SaaS) de chatbots e começar o quanto antes a aplicar essa tecnologia em seus negócios, selecionamos cinco delas que têm feito relativo sucesso no mercado:

O levantamento pela melhor opção levou em consideração os diferenciais de cada uma dessas ferramentas de chatbots, bem como seus planos, preços e tipos de pagamento. Mas é bom lembrar: você só deve bater o martelo por uma delas após rever suas estratégias para a adoção dessa tecnologia.

Vale destacarmos também algumas ferramentas brasileiras disponíveis:

Comparativo entre as principais ferramentas de chatbots do mercado

As ferramentas de chatbots selecionadas podem ser gratuitas, pagas, ter diversas funcionalidades ou muitas restrições. Veja abaixo quais são os diferenciais de cada uma e como elas podem te ajudar dentro da realidade da sua empresa.

#1 ManyChat.com

Desenvolvido especialmente para atuar no Facebook Messenger, essa é uma das ferramentas de chatbots que tem interface mais amigável. Promete atuar de maneira efetiva em suas estratégias de marketing, vendas e suporte ao cliente, e seu modelo de negócios é freemium: começa gratuitamente, com duas sequências de conversa pré-definidas, e inclui nessa versão a ferramenta de comentários de Facebook.

Sua versão paga começa em 15 dólares e aumenta o preço conforme o número de usuários e interações de cada empresa, podendo ser pagos via PayPal ou cartão de crédito. Assim, todos os tamanhos de negócio (inclusive as microempresas) podem se utilizar desse bot.

#2 Chatfuel

Essa ferramenta promete a criação do seu chatbot em sete minutos, baseado em Inteligência Artificial de ponta para permitir que as interações aconteçam. A grande sacada da Chatfuel é que ela também se posiciona como uma tecnologia gratuita – e se predispõe a personalizar bots para grandes empresas mediante demanda.

A empresa começou a desenvolver seus serviços no Telegram, mas hoje é, também, focada em Facebook Messenger. Times da NBA e da NFL americanas são clientes da plataforma.

#3 ChattyPeople

Bem intuitivo, o chatbot da ChattyPeople permite que a empresa crie seu bot de Facebook Messenger, Skype ou site sem necessidade de conhecer códigos ou pormenores de inteligência artificial: tudo é entregue pronto ao usuário final.

Com um produto baseado completamente em machine learning, essa é uma das ferramentas de Chatbots que prometem linguagem natural, como se a voz por trás das mensagens fosse de uma pessoa real, e não de um robô.

A experimentação é gratuita, mas a empresa não dá no site os valores do serviço pago.

#4 Botsify

Um dos principais clientes dessa ferramenta é a Apple, mas qualquer tipo de empresa – incluindo as bem pequenas – podem usar os bots da Botsify para diversas plataformas que permitem a troca online de mensagem, como Facebook, WhatsApp e site.

Dentre as ferramentas de chatbots que analisamos, essa é a que permite a integração mais fácil com plug-ins, Analytics e design de templates. Seus valores variam do gratuito, para apenas um chatbot, o suficiente para pequenos negócios, a 50 dólares por mês, com chatbots ilimitados.

#5 Sequel

Essa plataforma permite a criação de bots para Facebook Messenger, Kik, Viber e Telegram com, pelo menos, quatro tipos diferentes de templates para diferentes estratégias de comunicação (SAC, jogos, histórias e publicações).

A Sequel é a melhor opção para quem quer engajar conversas com os consumidores através do storytelling e do bate papo voltado para conversão.

Você pode criar o seu discurso – e o seu bot – gratuitamente.

As melhores plataformas de Chatbots (PaaS)

Quer construir seu próprio chatbot? Nesse caso você deve escolher qual plataforma (PaaS) utilizar para desenvolvê-lo. Mapeamos abaixo as quatro principais:

Pelo que pesquisamos, o Microsoft Bot Framework pode funcionar melhor no Brasil comparado aos mencionados acima. Isso porque o NLP dos demais parece ainda não funcionar em Português. NLP é o que traduz “quero viajar pra Patagônia” para uma linguagem de máquina mais fácil de entender e programar.

 

Precisa escolher uma ferramenta para dar suporte ao crescimento da sua empresa? Na B2B Stack fazemos análises assertivas e completas, que vão desde ferramentas de Sucesso do Cliente até comparações entre o G Suite e Office 365.

Keep reading

More >